Você gosta de azul? Cor e percepção _design.
- Paloma Ximenes
- 18 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Sabia que mais da metade da população tem o azul como cor favorita???
Estranho, né? Quando eu tinha 10 anos, só existia o ROSA.
E tem uma explicação, e até bem lógica, para isso. O azul é a cor de fundo da nossa vida. Ele nos acompanha todos os dias no céu, no mar. É o azul que nos dá a sensação de infinitude e do etéreo, muitas vezes relacionado a Deus ou à espiritualidade.
Essa cultura que criamos em torno do azul faz dele a cor que mais está relacionada psicologicamente com o seguro, o fiel, o confiável. E isso não sou eu que to falando não, tá? É a Eva Heller, no livro dela - A Psicologia das Cores.
E quer saber como isso está presente na nossa cultura (na nossa não, na dos ingleses)? Lá a expressão, "true blue" significa fidelidade inquestionável. Além desse ditado, existe a tradição de se casar com - algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul. Esse item azul está relacionado a trazer a união fiel para os pombinhos.
O azul é passivo, frio, silencioso, mental.
É a cor da simpatia, harmonia, fidelidade, da moda, do jeans, do índigo.Uma cor primária que cai muito bem para marcas de creme, como a Nivea, e para o setor estético dermato.
Além de ser esteticamente agradável, ele transmite bem essa percepção que esses tipos de produtos precisam: maciez, leveza, confiabilidade, tecnologia.
Há muito tempo eu parei de ter cor favorita, mas depois de descobrir todas essas qualidades do azul, confesso que estou apegada.

Comments