top of page

Design | Branding Studio

Você gosta de azul? Cor e percepção _design.

  • Foto do escritor: Paloma Ximenes
    Paloma Ximenes
  • 18 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

Sabia que mais da metade da população tem o azul como cor favorita???

Estranho, né? Quando eu tinha 10 anos, só existia o ROSA.


E tem uma explicação, e até bem lógica, para isso. O azul é a cor de fundo da nossa vida. Ele nos acompanha todos os dias no céu, no mar. É o azul que nos dá a sensação de infinitude e do etéreo, muitas vezes relacionado a Deus ou à espiritualidade.

Essa cultura que criamos em torno do azul faz dele a cor que mais está relacionada psicologicamente com o seguro, o fiel, o confiável. E isso não sou eu que to falando não, tá? É a Eva Heller, no livro dela - A Psicologia das Cores.


E quer saber como isso está presente na nossa cultura (na nossa não, na dos ingleses)? Lá a expressão, "true blue" significa fidelidade inquestionável. Além desse ditado, existe a tradição de se casar com - algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul. Esse item azul está relacionado a trazer a união fiel para os pombinhos.


O azul é passivo, frio, silencioso, mental.

É a cor da simpatia, harmonia, fidelidade, da moda, do jeans, do índigo.Uma cor primária que cai muito bem para marcas de creme, como a Nivea, e para o setor estético dermato.

Além de ser esteticamente agradável, ele transmite bem essa percepção que esses tipos de produtos precisam: maciez, leveza, confiabilidade, tecnologia.


Há muito tempo eu parei de ter cor favorita, mas depois de descobrir todas essas qualidades do azul, confesso que estou apegada.



design, design rio de janeiro, azul, sobre cores, brand, azul, qual cor escolher, cor e sentimento, design, moda, branding



 
 
 

Comments


bottom of page