O fenômeno da memória involuntária | O Efeito Proust - Design emocional.
- Paloma Ximenes
- 19 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Eu sinto o cheiro da minha cidade natal.
É tipo quando você chupa aquela bala que te lembra a época da escola (haus de uva verde pra mim). Não sei explicar, mas quando estou na minha cidade, às vezes bate um ventinho e vem um cheiro tão gostosinho que abraça o coração, sabe?!
Aí eu parei para pesquisar esse processo da memória relacionado ao cheiro.
Aparentemente, o nosso bulbo olfativo tem uma ligação direta com o hipocampo e a amígdala, que são tipo a central das memórias emocionais. E os cheiros têm uma pulseirinha VIP para acessar partes do cérebro associadas à memória e à emoção.
E esse acesso VIP faz com que a memória olfativa seja mais vívida do que outros sentidos, como a visão ou a audição.
Esse fenômeno foi nomeado pelo autor francês Marcel Proust, que descreveu, em seu romance Em Busca do Tempo Perdido, como o cheiro e o gosto de um bolo madeleine mergulhado em chá evocaram uma inundação de lembranças da infância.
Todo esse borogodó entre cheiros e memórias é super particular. Cada um tem o seu, de acordo com as suas vivências. Além disso, estudos mostram que memórias associadas a cheiros podem durar muitos anos, às vezes até uma vida inteira. Eles também relatam que os cheiros não apenas evocam memórias, mas frequentemente trazem à tona emoções intensas, como felicidade, tristeza ou nostalgia.
Esse reboliço todo nas nossas emoções, são também utilizados por marcas, através do marketing olfativo.
Estudos mostram que o uso de aromas agradáveis pode aumentar o tempo que os consumidores passam em uma loja, além de aumentar o desejo de compra.
Quando o assunto é comida, nem preciso discutir. Cheiro de pão fresquinho? Bolo no forno? Eu fico maluca nas ruas de Paraty com aquele cheiro de casquinha de sorvete sendo feita, aquele cheiro de canela... dá uma vontade absurda de comer.
Mas, de modo geral, para todos os outros setores o marketing olfativo é bem vantajoso, e aqui vão alguns pontos:
Aumento da Conexão Emocional
Melhora na Experiência do Cliente (Um ambiente perfumado pode relaxar, encantar e até melhorar o humor dos consumidores)
Aumento no Tempo de Permanência (Os consumidores tendem a permanecer por mais tempo em uma loja ou espaço comercial)
Diferenciação da Marca (A criação de uma "assinatura olfativa")
Reforço de Valores e Missão da Marca (Para marcas que promovem sustentabilidade ou práticas ecológicas, o uso de aromas naturais pode reforçar essa mensagem).
Incrível, né? Minha memória olfativa é super forte, e a sua? Palavras chaves: Design | Marketing | Sensorial | Design Emocional.
Comments