Fishwife, a marca de frutos do mar enlatados que arrecadou $100.000 dólares em apenas 6 dias. - Experiência da marca
- Paloma Ximenes
- 10 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Eu amo estudar marcas e cases no final de semana, e me deparei com essa coisinha extremamente fofa! Inicialmente, nem estava a par do potencial. Com um lançamento pop-up (para quem não sabe - é um tipo de loja temporária) em Nova York, na Nolita, essa lojinha ficou aberta por 6 dias e deu o maior reboliço: filas e mais filas, várias parcerias de arrasar, e, claro, muita estratégia.
Acredito que 4 pontos tenham sido fundamentais para esse sucesso:
Primeiro: o conceito de pop-up. Aquela pegada de edição limitada gera um senso de urgência. Dá logo aquele frenesi de querer conhecer... comprar!

Segundo: a localização. Nolita é uma rua vibrante, conhecida pela atmosfera charmosa e eclética, cultura boêmia e estilo moderno. Ela comunica diretamente com o público que consome.
Terceiro: a experiência da marca – um dos temas mais comentados hoje em dia. A Fishwife ofereceu uma experiência completamente imersiva, exclusiva e interativa. A demonstração do produto em eventos ao vivo e toda a decoração instagramável ajudaram a gerar ainda mais burburinho. Essa atmosfera visual é diferente, é legal, é lúdica, e desperta curiosidade. Tenho muita afeição por essa estética porque ela transporta o consumidor para outro lugar. O espaço foi decorado com murais vibrantes feitos pelo ilustrador Danny Miller e esculturas da artista Marta Kaminska.

Mas fato é: vejo muitos empresários gastando uma grana em eventos ou congressos importantes para a marca, montando estandes e pontos de venda super batidos. Sempre com a mesma cara, aquela coisa institucional. Isso é marketing do século passado! Não investem em capital criativo, fazem aquela coisa super comum e depois se frustram porque não se destacam no mercado. Enfim.
Quarto ponto: gerar atividades interativas. A Fishwife promoveu atividades como desenhos ao vivo com o artista Danbo e noites de aperitivo. E o quinto ponto é o marketing estratégico. A Fishwife utiliza plataformas como Instagram para compartilhar conteúdo visual atraente, receitas e colaborações, fortalecendo a comunidade. As embalagens coloridas e ilustradas por Danny Miller destacam os produtos nas prateleiras e atraem a atenção dos consumidores. Além disso a marca se associou a locais conhecidos, como Rubirosa (para uma festa com pizza e caviar), Apollo Bagels (para bagels de salmão defumado) e Caffe Panna (oferecendo sorvete de crème fraîche com caviar no topo). Essas colaborações foram estratégicas para atrair diferentes públicos.


É interessante observar como a combinação de design criativo, interatividade e estratégia de comunicação mostra aos empresários que se destacar no mercado hoje exige inovação, capital criativo e uma abordagem mais envolvente. Estar em um evento sem capitalizar na experiência é desperdiçar oportunidade.
Comentarios